Mensagem do Soberano Grande Comendador

“Acima de tudo o Amor
Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se não tivesse amor seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência; ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse amor nada seria……” 
(S.paulo - Primeira Carta aos Coríntios, capitulo 13)

Bem vindos.

O Rito Escocês Antigo e Aceite constitui um sistema moral que, norteado pelos ideais maçónicos de verdade e nobreza de alma humana, orienta os seus trabalhos para o aprofundamento de uma espiritualidade que proporcione o caminho da realização pessoal e a ascensão para áreas mais elevadas na procura da Verdade.

O Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceite, para além de, tal como outras instituições maçónicas, manter obras de solidariedade social, é uma Obediência que, proporcionando aos seus membros um maior conhecimento esotérico, visa igualmente a reflexão filosófica e o estudo aturado de diferentes questões sociais e científicas.

É uma sociedade de homens comprometidos com valores morais e espirituais, que procura ajudar a humanidade a encontrar o seu lugar no universo divino para a construção de um mundo melhor de seres mais felizes e mais sensatos.

Os graus regidos Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceite dão continuidade aos graus governados pelas Grandes Lojas nas suas Lojas Simbólicas (graus 1 a 3), tendo jurisdição absoluta sobre os graus filosóficos (graus 4 a 33) e assenta os seus ensinamentos éticos na filosofia dos primeiros, promovendo uma maior ligação à Humanidade e a Deus.

O processo de aperfeiçoamento pessoal seguido nas suas sessões, utiliza uma série de alegorias baseadas em textos bíblicos ou históricos, promovendo uma maior ligação à Humanidade e a Deus.

Os Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceite estão abertos a homens de qualquer etnia ou religião de inquestionável boa reputação, sendo qualificação essencial para a sua admissão e continuidade, ser membro de uma Loja Simbólica e crer num Ser Supremo.
A Maçonaria não é uma religião nem a substitui. Estando aberta a muitas religiões, encoraja os seus membros a seguir a sua própria fé.

Os Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceite são governados, em cada país, por um Supremo Conselho soberano, não existindo qualquer órgão internacional de governação.

Em breve enquadramento histórico, refere-se que o Rito Escocês Antigo e Aceite nasceu em França, durante o século XVIII, tendo o primeiro Supremo Conselho, formado por 33 graus, sido formado em Charston, Carolina do Sul, no ano de 1801.

Em Portugal, o primeiro Supremo Conselho «Supremo Conselho dos Poderosos Soberanos Grandes Inspectores Gerais do 33º e Último Grau do Rito Escocês Antigo e Aceite de Portugal» foi instalado em Dezembro de 1841, sob a égide de José da Silva Carvalho e no âmbito do Grande Oriente do Rito Escocês (cisão do grande Oriente Lusitano efectivada em 1840). Este Supremo Conselho extinguiu-se em 1869, sendo o seu último Soberano Grande Comendador, o Visconde de Soares Franco.

Desde então, verificou-se a existência, em Portugal, de diversas Obediências e Supremos Conselhos em actividade, que garantiram a continuidade ininterrupta dos trabalhos do Rito Escocês Antigo e Aceite.

O atual Supremo Conselho foi instalado em 1993, tendo como seu primeiro Soberano Grande Comendador, José Pisany Burnay, mantendo relações de amizade com os restantes Supremos Conselhos Regulares, espalhados pela superfície do globo, as mais estreitas relações.

Esperando que este espaço de informação seja veículo de conhecimento de quem somos e como somos, a todos deixo as minhas mais fraternais saudações.


Agostinho Garcia
Soberano Grande Comendador