In memoriam

José João Zoio

José João de Queirós Morais Zoio

Nasceu em Almada a 1 de Outubro de 1950, Filho de D. José Joaquim de Morais Zoio (Conde de Pavullo) e Dª Vitorina Marques de Queirós, era casado com Dª Maria Margarida Crato de Castro e pai de três filhos.

Faleceu aos 59 anos em 31 de Agosto de 2009, vítima de ataque cardíaco enquanto conduzia de Cascais para casa, em Sintra.

Foi um dos cavaleiros tauromáquicos mais importantes da segunda metade do século XX, tendo tomado alternativa a 27 de Maio de 1973, no Campo Pequeno, apadrinhado por Mestre João Núncio na corrida em que o Califa comemorou 50 anos de alternativa, tendo-se estreado nas arenas em 1968 na praça da Nazaré.

Embora curta, teve uma carreira gloriosa, travada quando menos se esperava e quando era ainda muito cedo, devido a uma queda em Alcochete que lhe provocou uma lesão na coluna.

Maçom, Grau 33 e Membro Fundador deste Supremo Conselho

- Past Grande Secretário Geral

- Agraciado com a Medalha Honorífica Amigo da Ordem Maçónica

A sua casaca de Cavaleiro Tauromáquico, está exposta no Museu da House of the Temple – Washington DC, oferecida por ele ao Supremo Conselho da U.S.A. Sj, sendo, na altura, Soberano Grande Comendador, o Ilustríssimo Irmão Fred Kleinknecht.