Soberanos Grandes Comendadores

José Eduardo Pisani Burnay
1993 - 1998

Nasceu na Lapa, em Lisboa, no dia 17 de Junho de 1924. Filho de Luís de ortigão Burnay, pintor e água-fortista que era neto de ramalho Ortigão e de Maria José de Bastos Pisani Burnay. No Colégio Manuel Bernardes, ao Paço do Lumiar em Lisboa, concluiu o Curso Liceal. Frequentou o Curso de Direito da Universidade de lisboa que não chegou a finalizar por ter sido atraído pelas Artes dramáticas. Em consequência, em 1950 terminou o Curso de Teatro do conservatório Nacional de Lisboa com elevadas notas. Foi ainda galardoado com os prémios Eduardo Brazão e Augusto Rosa.

Cedo se profissionalizou na profissão de actor, tendo representado, entre outros, nos Teatros Nacional D. Maria, Monumental, Avenida e Trindade. Participou também em peças na Televisão e em filmes nacionais e estrangeiros. Traduziu para português diversos textos teatrais de Henri Ghéon e de Pirandello. Foi assistente da Direcção da Companhia Portuguesa de Ópera no Teatro da Trindade. Casou com a actriz Maria Emília Baptista e teve três filhos.

Desde novo, por influência paterna, apaixonou-se pelas antiguidades, conseguindo reunir ao longo de toda a vida importantes colecções de Armas Antigas, Bengalas, Canecas-Figuras e Objectos Maçónicos. Uma invulgar e vasta biblioteca, organizada pacientemente com obras em várias línguas, abordava todos esses temas, que cultivava com paixão e erudição. Foi sócio efectivo da Academia Nacional de Belas-Artes e pertenceu a inúmeras associações artísticas nacionais e estrangeiras.

Seduzido pelo esoterismo e pelo simbolismo aderiu à Maçonaria, tendo sido iniciado no Grande Oriente Lusitano, onde foi Venerável da Loja Simpatia e União. Ali, iniciou numerosas personalidades de relevo cultural, social e político do pós 25 de Abril. Foi ainda presidente do Conselho da Ordem nos Grãos-Mestrados de Dias Amado e Álvaro de Atahyde. Com o Comandante Simões Coimbra contribuiu de modo decisivo para a implantação da Maçonaria feminina em Portugal como Obediência autónoma. No final da década de 80 acompanhou a tendência da Maçonaria Anglo-saxónica, que deu lugar à formação da Grande Loja Regular de Portugal. No início dos anos 90 ascendeu à cúpula da hierarquia do Rito Escocês Antigo e Aceite, tendo sido eleito Soberano Grande Comendador. No exercício deste cargo desenvolveu significativamente a actividade em Portugal e no estrangeiro, devendo destacar-se ainda os seus esforços para a legalização da maçonaria nos países de Leste.

Foi também:

- Cavaleiro Comendador da Corte de Honra, do SC da Jurisdição Sul dos Estados Unidos da América

- Membro Honorário dos Corpos Militares Norte-americanos do REAA da NATO

- Membro Honorário dos Supremos Conselhos da Alemanha e da Argentina.

- Membro Emérito de Honra do Supremo Conselho dos Estados Unidos da América,  Jurisdição sul

- Grande Inspector da GLRP.

Faleceu em Lisboa a 10 de Janeiro de 1998.

Era seu desejo que a exposição do seu espólio maçónico tivesse lugar na Quinta da Regaleira. 

“In Colecção Maçónica Pisani Burnay”