Soberanos Grandes Comendadores

José Carlos da Silva Nogueira
1998 - 2008

Nasceu em Lisboa no dia 18 de Novembro de 1941.

Foi iniciado no Grande Oriente Lusitano.

Saiu em 1981 com mais de uma centena de Irmãos com eles criando, logo nessa altura, o embrião da Maçonaria Regular em Portugal.

Esta viria a ser reconhecida em 1988, com a criação do Distrito de Portugal da Grande Loja Nacional Francesa, tendo sido regularizado nessa altura, pelo Grande Secretário daquela Obediência, Yves Testournel.

A partir desse momento, passou a exercer as funções de Mestre-de-cerimónias. Foi Grande Secretário desde 1990 até à Consagração da Grande Loja Regular de Portugal em 1991, passando então, a partir daí, a assumir as funções de Assistente de Grão Mestre.

Foi nessa qualidade que trouxe para Portugal os Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceite (Supremo Conselho do Grau 33º), do Rito Escocês Rectificado (Grande Priorado da Lusitânia) e do Rito de York (Grande Capítulo para Portugal do Real Arco), a partir de contactos com os responsáveis americanos e suiços.

Após a consagração do Supremo Conselho para Portugal, na House of The Temple, Washington D.C., pela Jurisdição Sul dos Estados Unidos, em 1993, assumiu as funções de Lugar –Tenente Comendador do Supremo Conselho.

No ano de 1998, e após a morte do Saudoso Soberano Grande Comendador Pisani Burnay, foi eleito Soberano Grande Comendador em cerimónia de consagração presidida por Bob Woodward da Jurisdição Sul dos Estados Unidos. Reeleito em 2002, viu presidir à sua segunda consagração o Soberano Grande Comendador da Jurisdição Norte dos Estados Unidos, Ilustrissimo Irmão Robert Ralston.

… Soberano Grande Comendador de Honra da Polónia e membro de Honra dos Supremos Conselhos da Austrália, Brasil, México, Jurisdição Sul dos Estados Unidos, Jurisdição Norte dos Estados Unidos, França, Canadá, Alemanha, Itália, Colúmbia, Argentina, Espanha, Chile, Cuba, Honduras, Israel, Rússia, Lituânia, Roménia e Hungria.

Outras Qualidades:

- Cavaleiro CBCS do Grande Priorado para Portugal

- Cavaleiro da Ordem Maçónica de Malta

- Mark Mason Americano

- Membro dos Corpos Rituais da NATO

- Cavaleiro da Royal Order of Scotland - Edimburgo

- Membro da Imperial Ordem dos Shrines

- Membro do Real Arco Americano

- Grão Mestre de Honra da Grande Loja Legal de Portugal / GLRP